Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje quero compartilhar com vocês algo muito especial que encontrei recentemente e que tem tocado profundamente o meu coração: a prática dos Sete Pai Nossos em honra ao Sangue Precioso de Jesus.
Lembro-me que era uma tarde tranquila de quinta-feira quando me deparei com essa oração. Estava em casa, folheando um velho livro de devoções que pertenceu à minha avó, e lá estava ela, um pouco esquecida entre tantas outras orações. A simplicidade da prática me chamou atenção: rezar sete Pai Nossos, cada um acompanhado de uma meditação sobre as sete efusões do Sangue de Cristo, desde a circuncisão até a crucificação.
Naquele mesmo dia, decidi iniciar a prática. Enquanto rezava o primeiro Pai Nosso, pensando na circuncisão de Jesus, meu telefone tocou. Era um amigo pedindo conselhos sobre um problema familiar. Lembrei-me de como somos todos parte da família de Cristo, ligados pelo Seu sangue sacrificial. Após a ligação, continuei minha oração, agora mais consciente da conexão entre as minhas pequenas tribulações e o sofrimento de Cristo.
Cada dia daquela semana, dediquei um momento para continuar essa devoção. No terceiro dia, enquanto meditava sobre o Sangue de Cristo vertido na coroação de espinhos, me vi distraído pelos barulhos da rua — carros passando, crianças brincando. Era quase como se o mundo lá fora não soubesse da profundidade do momento que eu estava vivenciando. E essa contradição, entre o sagrado e o cotidiano, fez a experiência ser ainda mais real para mim.
No final dos sete dias, ao concluir a última oração, senti uma paz que há muito não sentia. Não foi algo grandioso ou espetacular, foi mais como um sussurro, uma aceitação suave de que, apesar de todas as imperfeições e distrações, o Senhor está sempre conosco, em nosso dia a dia, nas lutas e nas pequenas vitórias.
Então, meus irmãos e irmãs, encorajo cada um de vocês a encontrar um momento para essa prática. Pode ser entre uma tarefa e outra, na calma da manhã, ou no silêncio da noite. Rezar os Sete Pai Nossos é uma forma simples, mas profundamente significativa, de nos lembrarmos do sacrifício de Jesus e de convidá-Lo para o nosso dia a dia. E quem sabe, talvez vocês também encontrem nessa oração um pequeno oásis de paz, como eu encontrei.
Vamos agora rezar juntos:
Sinal da Cruz…
Oração ao Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da Terra.
Oremos: Ó Deus, que instruís os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que, pelo mesmo Espírito Santo, saibamos o que é reto e gozemos sempre de sua preciosa consolação.
Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Oração inicial:
Ó Jesus, agora quero rezar 7 vezes o Pai Nosso unido àquele amor com que Vós santificastes e dulcificastes no Vosso Coração esta prece. Aceitai-os dos meus lábios para o Vosso divino Coração, melhorai-os e aperfeiçoai-os tanto que eles promovam tanta honra e glória à SS. Trindade como Vós a oferecestes por esta oração. E esta honra e glória transborde para Vossa SS. natureza humana, a fim de glorificar Vossas santas chagas e o preciosíssimo Sangue derramado por Vós.
1º. Mistério: Circuncisão de Jesus
Pai nosso …
Pai eterno, pelas mãos imaculadas de Maria e pelo divino Coração de Jesus, ofereço-Vos a primeira ferida, as primeiras dores e o primeiro derramamento do Sangue de Jesus como reparação dos meus pecados e dos de todos os homens durante a juventude, como preservativo contra os primeiros pecados graves principalmente entre os meus parentes.
Ave Maria…
2º. Mistério: O Suor de Sangue
Pai nosso…
Pai eterno, pelas mãos imaculadas de Maria e pelo divino Coração de Jesus, ofereço-Vos os horríveis tormentos de Jesus no Horto das Oliveiras e cada gota do Seu suor de sangue como reparação dos meus pecados de coração e os de todos os homens, como preservativo contra tais pecados e pelo aumento do amor a Deus e ao próximo.
Ave Maria…
3º. Mistério: Flagelação de Jesus
Pai nosso…
Pai eterno, pelas mãos imaculadas de Maria e pelo divino Coração de Jesus, ofereço-Vos as milhares feridas, as dores cruéis e o preciosíssimo Sangue de Jesus derramado na flagelação como reparação dos meus pecados da carne e os de todos os homens, como preservativo contra tais pecados e para a conservação da pureza principalmente nos meus parentes.
Ave Maria…
4º. Mistério: Coroação de Espinhos
Pai nosso…
Pai eterno, pelas mãos imaculadas de Maria e pelo divino Coração de Jesus, ofereço-Vos as feridas, as dores e o precioso Sangue da santa Cabeça de Jesus derramado na coroação de espinhos como reparação dos meus pecados de espírito e os de todos os homens, como preservativo contra tais pecados e pela expansão do Reino de Cristo na terra.
Ave Maria…
5º. Mistério: Caminho da Cruz
Pai nosso…
Pai eterno, pelas mãos imaculadas de Maria e pelo divino Coração de Jesus, ofereço-Vos os sofrimentos de Jesus na sua Via Sacra em particular na santa chaga do ombro e o precioso Sangue da mesma como reparação da minha revolta e a de todos os homens contra a cruz, do meu resmungar contra as determinações de Vossa santa vontade e de todos os outros pecados da língua, como preservativo contra tais pecados e para obter verdadeiro amor à cruz.
Ave Maria …
6º. Mistério: Crucificação de Jesus
Pai nosso…
Pai eterno, pelas mãos imaculadas de Maria e pelo divino Coração de Jesus, ofereço-Vos o Vosso divino Filho na cruz, a sua elevação na cruz, Suas chagas nas mãos e pés e as três torrentes do Seu santo Sangue que delas se derramaram por nós, Sua extrema pobreza, Sua obediência, todos os Seus tormentos do corpo e da alma, Sua morte preciosa e a incruenta renovação dela em todas as santas missas da terra inteira como reparação de todas as transgressões dos santos votos e regras das ordens e congregações, dos meus pecados e dos do mundo inteiro, em favor dos doentes e moribundos, para obter santos sacerdotes e leigos, nas intenções do Santo Padre, para a restauração das famílias cristãs, para fortaleza na fé, por nossa pátria e a união dos povos em Cristo e Sua Igreja, como também pela diáspora.
Ave Maria…
7º. Mistério: Abertura do Santo Lado
Pai nosso…
Pai eterno, dignai-vos aceitar para as necessidades da Santa Igreja e como reparação dos pecados de todos os homens o preciosíssimo Sangue e água que manaram da chaga do divino Coração de Jesus e sede para todos nós clemente e misericordioso. Sangue de Cristo, último e preciosíssimo tesouro do Seu Sagrado Coração, purificai-me de todas as culpas, minhas e alheias, água do lado de Cristo, purificai-me de todos os castigos do pecado e apagai as chamas do purgatório para mim e para todas as almas santas nele. Amém.
Ave Maria…
Consagração a Nossa Senhora
(recitá-la diariamente)
Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima: eu vos ofereço meu coração para que o conserveis intacto, como Vosso Coração Imaculado.
Eu vos ofereço a minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade.
Eu vos ofereço minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.
Eu vos ofereço meu trabalho, minhas dores, meus sofrimentos, minhas angústias, minhas tribulações e minhas lágrimas, no meu presente e no meu futuro para serem apresentadas por Vós a Vosso Divino Filho, para purificação de minha vida.
Mãe compassiva, eu me refugio em vosso Coração Imaculado, para acalmar as dolorosas palpitações de minhas tentações, de minha aridez, de minha indiferença e das minhas negligências.
Escutai-me, ó Mãe, guiai-me, sustentai-me e defendei-me contra todo perigo da alma e do corpo, agora e para toda a eternidade.
Assim seja.